segunda-feira, abril 14, 2014

[Receita] Paté de Amêndoa e Tomate


Muita gente não sabe o que colocar no pão, limitam-se a coisas como: manteiga ,margarina, fiambre , queijo, nutela e outras substancias ricas em gorduras, sal e açúcar, que de nutricional pouco ou nada têm.

A Manteiga, por exemplo, tem origem animal, possui gorduras saturadas e é rica em colesterol. A Margarina apesar de ser de origem vegetal (e apropriada para veganos), tem gordura trans, produzidas durante o processo de hidrogenação que torna a margarina solida à temperatura ambiente (sem este processo a sua margarina seria liquida, já que os óleos vegetais são líquidos à temperatura ambiente). Ambas são ricas em espessantes, aromatizantes, conservantes e outras coisas acabadas em -antes que servem para conversar e dar consistência ao produto final, danificando a nossa saúde. [1]


É por isso necessário optar por alternativas saudáveis e saborosas. Uma dessas alternativas são os patés vegetais, que você pode fazer em casa em poucos minutos.

Depois de pensar em possíveis combinações surgiu-me esta receita, com ingredientes fáceis de encontrar e saborosa. Deliciosa para barrar no pão ou em tostas, é um otimo snack ou lanche.

Ingredientes:
  • Amêndoa
  • Azeite
  • Tomate
  • Sementes (usei sementes de sesamo, papoila, abóbora e girassol)
  • Alho
  • Oregãos
  • Sal e pimenta (não exagere)
Nota: Caso queira pode adicionar outros ingredientes : Tomate seco, azeitonas...

Preparação:

1- Picar todos os ingredientes numa picadora menos o tomate ate ficar pastoso (acrescente o azeite devagar para não ficar demasiado oleoso).
2- Por fim juntar o tomate e bater bem.
3- (Opcional) Pessoalmente gosto de juntar pedaços pequeninos de tomate no final.

Bom apetite!

Referências:
[1] http://www.papacapimveg.com/2013/11/11/jogue-a-margarina-no-lixo/

6 comentários:

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!