segunda-feira, setembro 08, 2014

[Receita] Muffins de abóbora e milho


Às vezes tenho daquelas tardes em que estou em casa e não sei o que fazer, para combater o tédio ponho-me a cozinhar. Nem sempre as receitas saiem bem, por vezes dou por mim a pensar que podia ter feito a receita desta ou de outra forma, fazendo com que o resultado final fosse um pouco mais saboroso (relembremos os meus 1ºs scones...) .

Esta foi uma dessas tardes em que não sabia bem o que fazer para ocupar o meu tempo, então decidi por mãos à obra e pensar numa receita para fazer. Enquanto navegava pela blogosfera encontrei uma receita de muffins salgados que me pareceu apetitosa (ver aqui).

Numa pesquisa pela minha despensa descobri que não tinha os ingredientes principais (manjericão, cenoura e azeitonas), como é que ia fazer muffins de cenoura, azeitonas e manjericão, sem estes ingredientes?
Procurei por substituições na minha cabeça e surgiram estes muffins de abobora e milho.

Ingredientes:
  • 100g de abóbora manteiga
  • 90g de milho doce
  • 75 ml de azeite
  • 125 ml de leite de soja
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça + 5 colheres de sopa de água
  • 135 g de farinha de trigo integral
  • 35 g de farinha de milho
  • Salsa e tomilho q.b
  • 2 colheres de chá de fermento
  • Sal e pimenta
  • Sementes de sesamo q.b
Preparação:
1- Cortar a abóbora em pedaços , juntar com o milho e moer no liquidificador até ficar uma pasta.
2- Numa taça colocar as farinhas, fermento, leite, o azeite e a pasta de abóbora e milho e misturar com uma vara de arames.
3- Triturar as sementes de linhaça no liquidificador colocar numa taça e adicionar a água.
4- Temperar com salsa, tomilho, sal e pimenta e adicionar a linhaça demolhada.
5- Untar as formas dos muffins com margarina e farinha.
6- Colocar colheradas da massa das formas, e polvilhar com sementes de sesamo e tomilho, levar ao forno a 180ºc por cerca de 20min.

Bom Apetite!

1 comentário:

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!