sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Temos mesmo de comer carne e derivados?

Durante milhares de anos aprendemos que precisamos de comer carne e beber leite para sermos fortes e saudáveis. Mas será que isto é verdade?
Vejamos...

Somos a única especie que existe que consome leite de outra especie, e que o consome até à idade adulta.
O leite de uma vaca ou de uma ovelha foi feito a pensar em vacas e ovelhas, tendo os nutrientes necessários para os animais dessas especies. A maioria dos seres humanos é intolerante à lactose (cerca de 75%)[1]... Se o leite é assim tão bom, porque é que tanta gente é intolerante?
E será que o leite que bebemos é de qualidade, mesmo que não sejamos intolerantes? As vacas leiteiras são criadas em condições de stress, para não terem problemas de saúde são tratadas com carradas de medicamentos e tudo isto passa para o leite que depois nós bebemos.
Mas então se eu não beber leite --" Onde vou buscar o cálcio? Bem genius... O leite não é unica substância no mundo com cálcio. Na verdade o leite de soja ou de vaca têm exatamente a mesma quantidade de cálcio, com a vantagem que o leite de soja tem flavonoides que ajudam a combater o mau colestrol.

Quanto à carne...
É mais que sabido que a carne, especialmente a vermelha é péssima para a saúde humana. Aumenta os riscos de cancro, doenças cardiovasculares e até diabetes tipo 2, e aumenta o risco de ter uma morte prematura. [2]
Mas vamos ver a nossa própria anatomia... Será que o nosso corpo foi feito para comer carne?
Olhem para os vossos dentes, qual é o aspecto deles? Têm presas como os dos carnívoros? Ou são mais parecidos com os de um herbívoro?
Os nossos intestinos medem cerca de 10 metros, um tamanho normal para um herbívoro. Um carnívoro tem um intestino menor 5 metros.
Além de tudo isto já viram as condições em que os animais são criados e abatidos? Muitos a sangue frio, sem condições de higiene [3]. E todo este stress e angustia produz substancias nocivas que depois passam para a carne que muitos consumimos.
Mas não é só isto. Toda a produção de carne faz gastar milhões de resíduos, milhões de litros e litros e água.
Para produzir um kilo de carne ou um kilo de um vegetal, onde gastamos mais? Em carne! [4].
Já para não dizer, que todos os anos matamos cerca de 70 biliões de animais para fazer comida...



Mas para perceber tudo isto nada melhor que um video:

http://www.youtube.com/watch?v=4Tk0fMvwIT4

Vale também a pena ler um pouco mais sobre o mito do leite.

http://vista-se.com.br/redesocial/o-mito-do-leite-medico-esclarece-os-males-que-o-leite-de-vaca-causa-a-saude/

Referências:
[1] http://www.pcrm.org/health/diets/vegdiets/what-is-lactose-intolerance
[2] http://oglobo.globo.com/saude/harvard-lanca-sinal-de-alerta-para-carne-vermelha-4459995
[3] http://www.youtube.com/watch?v=vPtrekRyTMA
[4] http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=2735&Itemid=33

6 comentários:

  1. O leite provoca inflamações e bebido em excesso pode causar osteoporose. Quem o disse foi o Dr. Hiromi Shinya no seu livro "A Enzima Prodigiosa" onde refere que o equívoco mais comum sobre o leite é que ajuda a prevenir a osteoporose. Uma vez que a quantidade de cálcio no organismo diminui com a idade, dizem-nos para beber muito leite com o propósito de evitar a osteoporose. Mas isto é um erro grave. Beber demasiado leite pode causar osteoporose. Leiam o livro porque vale a pena. O leite de vaca destina-se, em primeiro lugar, aos bezerros. Não existe nenhum animal adulto que bebe leite.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente a cultura de comer carne ainda está muito forte em nosso país. Espero que um dia todos deixaremos de fazer isso. Aos poucos vou deixando isso de lado. Eu não como mais carne e derivados de porco (pois já a maneira que são mortos), carne de bode ( aqui no Nordeste é muito comum), e aos poucos vou diminuindo o consumo de carne bovina. Ainda há muito caminho pela frente

    http://marianaalb.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogabeautifullie
    https://twitter.com/malbe_honey
    http://instagram.com/mariana_albezerra

    ResponderEliminar
  3. Que se foda, tomo leite e como carne, *--* alias mó paraiso a foto dos porcquinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de gente como você que não precisamos no mundo. Aliás, é o tipo de gente que só fará algum bem ao planeta quando morrer e contribuir com alguma matéria orgânica para o solo.

      Eliminar
    2. Vão lá devastar mais as florestas ao criar cultivos para alimentar os vossos caprichos vegans e deixem as pessoas em paz ;)

      Eliminar
  4. Sim, porque o corpo nem se adapta às condições em que comemos os alimentos nem nada - ou seja, a partir do momento que começamos a cozinhar a carne, é normal que os dentes mudem.
    Atenção, estou só a criticar o argumento, não a ideia. Eu nem sequer como carne, mas nunca por ter olhado para os meus dentes uma certa manhã e ter decidido: "ah, afinal não preciso de comer carne"

    ResponderEliminar

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!