domingo, março 23, 2014

Terapia das Cores

Introdução Histórica

Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamentos de saúde. Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia.

A Helioterapia (Terapia dos Raios Solares) era bastante utilizada na Grécia e receitada por médicos como Hipócrates (O Pai da Medicina).

Os egípcios construíram templos de cura com salas que tinham janelas de cristal ou vidro que filtravam a luz que emanava as cores do espectro. As pessoas passavam por um diagnóstico e depois eram colocadas em uma sala que emanava a cor da qual precisavam. Eles também usavam os cristais, pois acreditavam que eles possuíam as cores puras do Universo.

Durante a Idade Média, no Ocidente, a Cromoterapia era usada somente por iniciados, uma vez que a Igreja Católica considerava sua prática como bruxaria.

O físico Isaac Newton, em 1665, descobriu que a luz branca do sol, ao atravessar um prisma, decompunha-se em sete cores fundamentais: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Assim, as cores são vibrações diferentes do espectro luminoso, cada qual com um comprimento de onda diferente.

Actualmente a cromoterapia (terapia pelas cores) tem vindo a ser desenvolvida de forma mais organizada graças ao desenvolvimento tecnológico e cientifico, sendo usada como complemento no tratamento de doenças.


Cores: Interpretação e Efeitos

Sabemos que as cores têm o poder de influenciar o humor, as emoções e o comportamento das pessoas. Muitos acreditam que o uso de uma determinada cor em um ambiente ou mesmo em roupas é capaz de atrair os sentimentos e energias associados a essa cor. Conheça o significado de cada cor e o seu efeito:

Interpretação das cores:

Vermelho - Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.

Laranja - É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada à gentileza e equilíbrio de emoções.

Amarelo - Transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.

Verde - Cor da esperança. Devido à sua inevitável associação com a natureza, simboliza vida, saúde e fartura. Fertilidade, crescimento e renovação também são significados atribuídos à cor verde.

Azul - É a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranquilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança e paz de espírito.

Violeta - Associada à magia, essa cor representa intuição e espiritualidade. Simboliza também dignidade, respeito e nobreza. Acalma a mente e fortalece a consciência.

Rosa - A cor rosa é uma espécie de vermelho atenuado pela presença do branco. Representa beleza e romantismo. Culturalmente associada ao feminino, simboliza delicadeza.

Marrom - Representa disciplina, obediência e responsabilidade. Também expressa maturidade, segurança e consciência.

Cinza - Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio. Entretanto, seu excesso transmite indecisão e falta de vigor.

Preto - Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.

Branco - Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.

Os efeitos das cores:

Vermelho: Proporciona energia e vitalidade. Estimula o sangue e liberta a adrenalina (Aumenta a pressão sanguinea, o ritmo respiratório). Ajuda a combater os resfriados (sem febre). Alivia o cansaço e suaviza as dores de origem reumática.

Laranja: (e cores alaranjadas) Tonificam, combatem a fadiga, estimulam o sistema respiratório e conservam  o cálcio no organismo. Desenvolvem o optimismo.

Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos  problemas ósseos, combate a  prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimulante intelectual.

Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula os órgãos digestivos, tem acção refrescante e anti-infecciosa. Contribui para aliviar a insónia.

Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Actua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular 
(Redução suave da frequência cardíaca, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibidor de descargas de adrenalina, ligeiro efeito hipnótico no sistema nervoso centra). Combate o egoísmo e favorece a harmonia.

Índigo: Acção coagulante. Actua directamente na corrente sanguínea. Deve ser utilizado nos casos de ferimentos e hemorragias em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.

Violeta: Acção calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz os medos, a  angústias e diminui a irritação.

É interessante estabelecer relações entre as cores. Repare como os Vermelho-Azul são cores opostas: A primeira estimulante, aumenta o ritmo cardiaco e respiratório. A segunda calmante, tem o efeito contrário, diminui a pressão sanguinea e ajuda no relaxamento.
Podemos dizer que as cores quentes (Vermelho, Amarelo, Laranja) são cores mais estimulantes, usadas para ativar a circulação sanguinea, e que cores frias (Azul, índigo, Violeta) são cores calmantes, usadas para relaxamento.

1 comentário:

  1. Fartei - me de dar isto em análises clínicas :)
    Já sigo o blog :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Algumas dicas para comentaristas:

1. Use sempre o login da sua conta/ e-mail do Google ou Yahoo. Para os que não as tem, opinhem usando "Nome / URL"! É só digitar seu nome, assim todos saberão quem escreveu (inclusive eu!)

2.Se você possui um blog seu comentário será uma ferramenta de divulgação, pois representa o seu cartão de visita para os que não lhe conhecem. Pense nisso.

3.O espaço aqui é bem democrático, fique a vontade pra falar o que pensa e obrigado pela visita!